segunda-feira, 15 de março de 2010

A cruz, elevação para a glória


Sejamos carregadores da cruz por amor. Então a cruz ganhará asas.
Por causa do amor de DEUS a cruz se torna bela, porque foi pela cruz que Ele queria manifestar a Sua glória. Jesus o anunciou: O Filho do homem há de ser glorificado (Jo 12,23).
Santo André de Creta destaca esta glória da cruz (Oratio 10 in Exaltatione s. crucis): “Olhando para a cruz, junto com o Crucificado nos elevamos para o alto, para que deixando embaixo a terra e o pecado, possamos gozar os bens celestiais. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo com razão tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama... Se não houvesse a cruz, CRISTO não seria crucificado... se a Vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade... É, portanto, grande e preciosa a cruz... Sem a cruz não desfrutaríamos da árvore da vida. A cruz significa ao mesmo tempo o sofrimento e o troféu de DEUS mesmo. O troféu, porque nela ficou ferido de morte o demônio e com ele, foi vencida a morte.
A cruz é chamada glória e exaltação de CRISTO. Ela é o cálice reboante que nos fala o salmo. O mesmo CRISTO nos ensina que a cruz é a Sua glória, quando disse: Agora, o Filho do homem é glorificado e nele DEUS é glorificado e logo o glorificará (Jo 13,31-32). ... E repete: Pai, glorifica Teu nome. Desceu então do céu uma voz: Glorifiquei-o e tornarei a glorificar (Jo 12,28), indicando aquela glória que então alcançou na cruz. ... Bem vês que a cruz é a glória e a exaltação de CRISTO”.
Nenhuma vitória sobre o mundo está tão completa como a vitória pela cruz. Quando Santa Joana d´Arc foi queimada viva, exclamou emocionada: ao passar por este fogo, lograrei ganhar-me um lugar no coração de muitos crentes. Algo superior diria JESUS: ao ser elevado numa cruz, conseguirei um trono de amor para reinar para sempre em muitos corações em todo o mundo. A Sua cruz é um trono desde onde o Príncipe do Amor reinará nos nossos corações para sempre. Considerado isto, a cruz é para nós salvação. Cada olhar para a cruz vai curar o nosso coração. Olhemos a este trono do amor de DEUS, assim podemos dizer com São Paulo (Gal 6,14): Longe esteja de mim a gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor JESUS CRISTO, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Não esqueçamos nunca que a esta glória precedeu a fecundidade do sofrimento de Nosso Senhor. Por isso explicou aos discípulos de Emaús: Não deveria sofrer o Messias tudo isto para assim entrar na sua glória? (Lc 24,26) falando da cruz como uma necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário