terça-feira, 6 de julho de 2010

Santa Maria Goretti (1890-1902)



Maria Goretti, humilde camponesa, nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, província de Ancona, Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criavam os sete filhos em meio à penúria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo. Maria apesar da pouca idade era bastante desenvolvida, e era muito assediada por um jovem chamado Alexandre, porém ela sempre resistiu dizendo ser pecado e que Deus não gostava.

Alexandre trabalhava ao lado de Assunta mãe de Maria, quando inventou um pretexto, deixou a lavoura. Foi para o lar dos Goretti portando uma barra de ferro com ponta afiada, sabia que Maria estaria sozinha e indefesa. Primeiro insinuou, depois exigiu, por fim ameaçou a jovem de morte se não satisfizesse seus desejos. Mesmo temendo o pior, Maria resistiu dizendo que aquilo era um pecado mortal. Alexandre, transtornado por não alcançar seu intento, passou a golpear violentamente o corpo da menina.

Antes de morre ela perdoou seu agressor, pedindo a sua mãe e seus irmãos que fizessem o mesmo, por amor a Jesus eu o perdôo, no dia seguinte faleceu, Alexandre foi preso, porém, depois de vinte e sete anos de prisão, foi solto. Depois de ir a Corinaldo pedir perdão à mãe de Maria Goretti, acompanhou a canonização ( de Maria Goretti) junto com a mãe dela, ingressou num convento capuchinho, onde viveu sua sincera conversão até morrer.
O papa Pio XII declarou santa Maria Goretti padroeira das virgens cristãs.


Oração de Santa Maria Goretti

Oh! Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou, mesmo na idade de onze para lançar teu sangue e sacrifício da própria vida para defender a tua pureza virginal, olhai graciosamente sobre a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação.
Ensina-nos a todos, e especialmente a juventude, com coragem e presteza que devíamos fugir por amor de Jesus de tudo o que possa ofender ou manchar as nossas almas com o pecado.
Obtenha para nós a partir de nosso Senhor vitória na tentação, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente imploro-te (insira aqui intenção), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória do céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário