domingo, 3 de outubro de 2010

Não Tenha Medo de Testemunhar Valores Humanos e Cristãos


Bento XVI fez, neste domingo, uma visita pastoral a Palermo, cidade localizada na região de Sicília, sul da Itália, por ocasião do encontro eclesial regional das famílias e dos jovens.

O Papa presidiu a celebração eucarística no Foro Itálico que contou com a participação de mais de 30 mil pessoas. Em sua homilia, Bento XVI frisou que estava feliz de estar ali com os fiéis de Palermo para celebrar a Palavra de Deus e a Eucaristia. O Santo Padre agradeceu as pessoas que colaboraram na organização e preparação de sua visita e pelo caloroso acolhimento.

Bento XVI recordou que em Palermo, como em toda a Sicília, não faltam dificuldades, problemas e preocupações. A seguir, acrescentou: "penso, em particular, nas pessoas que vivem concretamente sua existência em condições precárias, por causa da falta de trabalho, a incerteza do futuro, por causa do sofrimento físico e moral, e como recordou o Arcebispo de Palermo, Dom Paolo Romeo, por causa do crime organizado. Estou aqui para encorajá-los a não terem medo de testemunhar com clareza os valores humanos e cristãos, tão profundamente arraigados na fé e na história deste território e de sua população."

Bento XVI ressaltou a importância da fé. "A fé – confiar em Cristo – acolhê-lo, deixar que Ele nos transforme, segui-lo até o fim, torna possível as coisas humanamente impossíveis" – frisou o Papa.

Nos séculos passados a Igreja em Palermo foi enriquecida e animada pela fé fervorosa de seus santos. E Bento XVI recordou Santa Rosália, padroeira da cidade, que do monte Peregrino, vela por seus fiéis, e lembrou também que o senso religioso da Igreja em Palermo inspirou e orientou a vida familiar, a capacidade de doação e solidariedade para com os outros, sobretudo com os sofredores. O papa convidou os fieis a conservarem este precioso tesouro de fé e que sejam os valores cristãos a continuarem guiando suas escolhas e ações.

O Pontífice fez um apelo em favor da humildade, que está estritamente ligada à fé. "Aceitar e fazer a vontade de Deus é um comportamento que devemos ter todos os dias, em todos os momentos de nossa vida. Se todos os dias nós fizermos a vontade de Deus, com humildade, sem pretender nada Dele, será o próprio Jesus que nos ajudará e nos dará força e serenidade" – disse ainda o Papa.

"A Sicília é uma terra de santos que viveram o Evangelho com simplicidade e integridade. A fé doa a vocês a força de Deus para que possam ser confiantes e corajosos, caminhar com nova decisão e tomar iniciativas necessárias a fim de dar um rosto sempre mais bonito a esta terra" – disse Bento XVI que acrescentou: "não tenham vergonha de testemunhar o nosso Senhor. Devemos ter vergonha do mal, daquilo que ofende a Deus e o ser humano. A tentação do desânimo, da falta de incentivo vem a quem é fraco na fé, a quem confunde o mal com o bem, a quem pensa que diante do mal não existe nada que possa ser feito. Quem está firme na fé, quem tem plena confiança em Deus e vive na Igreja, é capaz de levar a força propulsora do Evangelho. Povo da Sicília, olhe com esperança para o seu futuro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário