terça-feira, 30 de novembro de 2010

Santo André Apóstolo



Hoje a Igreja comemora o dia de Santo André, Ele foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que o apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André), porém, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos algozes.
Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o "número dois", depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros.
Foi levado por João Batista à verdejante planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. Ele passava. E o visionário profeta indicou-o e disse a célebre frase: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André, então, começou a segui-lo.
Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo teria ocorrido sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade celebra sua festa.
O imperador Constantino trasladou, em 357, de Patos para Constantinopla, as relíquias mortais de Santo André, Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde se encontram atualmente na Catedral de Amalfi.

Oração A Santo André Apóstolo

Ó Deus, que o cristianismo exulte sempre no constante louvor do apóstolo santo André, para que, sustentada por sua doutrina e intercessão, seja fiel a seus ensinamentos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Que Assim Seja.

Fonte: Derradeira das Graças

Nenhum comentário:

Postar um comentário