quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Santa Francisca Xavier Cabrint, Virgem ( Illinois, 1917 ). Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus


Nascida na Itália em meados do século XIX em que milhões de italianos emigravam para outros países recebeu de Deus a missão de cuidar dos interesses espirituais e materiais dessas famílias católicas que estavam no desamparo, em terras estranhas, de línguas e até de religiões diferentes.

Filha de família pobre cresceu em meio à miséria que pairava no norte da Itália. Franzina, de saúde fraca, não conseguiu ser aceita nos conventos. Apesar disso, era dona de uma alma grandiosa, digna de figurar entre os santos. Assim pode ser definida santa Francisca Cabrint, com sua vida voltada somente para a caridade espiritual e material do próximo.
Francisca, decepcionada, nunca desistiu do sonho. Quando completou trinta anos de idade, desabafou com um bispo o quanto desejava abraçar uma obra missionária e esse a aconselhou: "Quer ser missionária? Pois se não existe ainda um instituto feminino para esse fim, funde um". Foi, o que ela fez mãos à obra.

Com a ajuda do vigário, em 1877 fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, que colocou sob a proteção de são Francisco Xavier. Obteve também o apoio do papa Leão XIII, que apontou o alvo para as missões de Francisca: "O Ocidente, não o Oriente, como fez são Francisco".
Em torno de trinta anos de intensa atividade, Francisca Cabrini fundou sessenta e sete Casas na Itália, França e nas Américas e no Brasil inclusive.
Madre Cabrini, como era popularmente chamada, morreu em Chicago, Estados Unidos, em 22 de dezembro de 1917. Canonizada em 1946, santa Francisca Xavier Cabrint é festejada no mundo todo, no dia de sua morte, como padroeira dos imigrantes.

Oração
Senhor, eu Vos agradeço por minha vida, assim como ela é. Peço-Vos, dai-me percepção, para valorizá-la e respeitar meus irmãos, principalmente aqueles que estão passando por dificuldades, sejam elas quais forem.
Livrai-me do preconceito, da discriminação e principalmente da omissão. Por intercessão de Santa Francisca Cabrini, Vos rogo a graça da disponibilidade em contribuir para o alívio dos que sofrem, pois sempre e em qualquer circunstância haverá algo que eu possa oferecer, para levar esperança, fé e conforto aos que de mim necessitarem.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário