sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Quem São as Potestades?


Potestade é o Coro Angélico formado pelos Santos Anjos que transmitem as Ordens do Coro das Dominações, aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da “forma” ou “maneira” como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada.


Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de Deus, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao Criador.



Santo Tomás de Aquino explica que, o nome de Potestade designa certa ordenação, conforme a Escritura (Rm 13, 2): Aquele que resiste à potestade, resiste à ordenação de Deus.

E, por isso, Dionísio diz, que o nome de Potestade significa uma ordenação, relativa, tanto ao recebimento das ordens divinas, como às ações divinas, que os superiores comunicam aos inferiores, conduzindo-os para o alto.

À ordem das Potestades, pertence, pois, ordenar o que deve ser feito pelos súditos... Eles são como que os primeiros, na execução do que é mandado. E por isso, Dionísio diz, que o nome de Principados significa condutor, com ordem sagrada.

Fonte: 
Opus Sanctorum Angelorum 

Alguns textos bíblicos mencionam a existência dessas duas classes de seres, as potestades e os principados. Como nesse texto: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Cl 1. 16). Nesse texto é mencionado que tanto os principados quanto as potestades foram criados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário